O Que é Diversidade? Conceito E Exemplos

Saiba detalhes sobre diversidade & Inclusão

Workshop inteligência de gênero .

A diversidade cultural são os múltiplos elementos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a religião, os costumes, a organização familiar, a política, entre outros, que reúnem as características próprias de um grupo humano em um determinado território. A cultura da sua empresa valoriza a diversidade ou procura sempre o mesmo tipo de profissional? É interessante observar esse quadro e até mesmo fazer uma pesquisa de clima organizacional para entender se há o sentimento de exclusão em alguns grupos dentro do ambiente corporativo.

Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. culturas diferentes contribui também com a questão profissional, uma vez que um repertório cultural diverso e amplo é algo muito valorizado . A partir desta época, igualmente, o pensamento europeu começou a desenvolver uma forma específica de classificar e pensar “as coisas do mundo”. A ânsia pelo saber, separando-se da Religião e da Filosofia, tornara-se Ciência, buscando dar conta de um novo mundo de proporções multi-continentais.

A palavra diversidade descende do termo latino “diversitas” e é empregada para se referir a variedade de opções, de ideias, objetos, seres ou coisas distintas que eventualmente possam entregar ou deveriam entregar o mesmo ambiente. A diversidade no ambiente de trabalho é fundamental para a aprendizagem sobre o respeito e a tolerância.

No entanto, é importante lembrar que essa diversidade só ocorre verdadeiramente quando há a crença de que experiências diferentes trazem mais riqueza ao ambiente de trabalho, contribuindo de maneira significativa para o alcance de resultados com qualidade. Uma equipe com diversidade pode ser entendida como aquela composta por pessoas de diferentes formações, gêneros, raças, experiências e visões de mundo. A riqueza, principalmente de ideias e percepções, abre portas para várias possibilidades na solução de problemas e condução de tarefas. O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural.

Mas ela também favorece os processos, melhorando a interação da equipe, aumentando a qualidade de vida e estimulando a aceitação entre os colegas. consultoria sobre empoderamento feminino aqui. Times que apostam nessa aprendizagem têm uma série de benefícios, como melhores resultados e maior cooperatividade.

revista Forbes, a diversidade nas empresas é um dos principais impulsionadores da criação de um ambiente inovador. E a inovação se encontra hoje como um componente-chave para o crescimento de uma empresa globalmente. Já que construir um ambiente diverso significa proporcionar um espaço em que as diferenças são valorizadas, as equipes de trabalho acabam por se sentirem mais à vontade e livres para expressarem sua criatividade. Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância.

O Brasil foi o destino, entre os séculos 16 e 19, de homens e mulheres africanos trazidos para servir como mão de obra escrava. Naquela época, a preservação da cultura e da crença eram símbolo de resistência contra a violência à qual aquele povo foi submetido e, ainda hoje, os praticantes de religiões africanas precisam lutar pelo respeito e liberdade. O respeito à diversidade no ambiente escolar facilita o trabalho em grupo, evita sofrimento e constrangimento, melhorando o ambiente.

DiferençA Entre Diversidade E Homogeneidade

  • A diversidade no ambiente de trabalho é um fator que merece bastante atenção e que pode gerar uma série benefícios, se você desenvolver uma boa abordagem da questão.
  • Reduzir a questão a essa mágica igualação politicamente correta supõe – como estamos vendo e por pouco que olhemos – uma perda do simbólico feminino no mundo, uma perda para todos e todas nós.
  • Em uma sociedade com tamanha multiplicidade cultural, é importante que as organizações desenvolvam uma postura madura para encarar as diferenças.
  • A diversidade cultural é muito importante para a construção de uma sociedade pois isso mostra as diferenças entre crenças,praticas,culturas e etc de vários povos,oque pode acabar com preconceito.

https://platform.twitter.com/widgets.js

Realizarprogramas de voluntariadona empresa pode ser um excelente fator para contribuir com uma política de aceitação da diversidade no ambiente de trabalho. A realização dessas ações possibilita a interação com grupos diferentes em um contexto fora do corporativo. Assim, sua equipe tem a oportunidade de desenvolver características como a empatia e o respeito. É preciso aceitar os profissionais como eles são e favorecer o aprendizado com as diferenças. O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta da miscigenação de vários povos que juntos formaram uma nova identidade cultural.

Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Acesse aqui para ter mais detalhes sobre Sensibilização da Diversidade & Inclusão. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião são elementos que integram a cultura de um povo.

Qual a importância da diversidade cultural para a sociedade brasileira?

Esse é um tema de extrema importância e deve ser abordado em sala de aula, pois os alunos devem ter conhecimento da diversidade cultural do país e saberem a origem de festas folclóricas, culinária, crenças e todos os tipos de manifestações culturais, fortalecendo ainda mais o processo de valorização dos costumes locais

Os critérios da observação sistemática e da classificação em hierarquias racionais foram aplicados às novas formas de vida (vegetal; animal e humanas) que passaram a conhecer. É quando as culturas e os ideiais se unem em prol do bem-estar do ser humano, para que determinada sociedade deixe seus próprios princípios e trate com primazia a pessoa humana. Unidade na diversidade é uma filosofia sócio-ecológica que descreve o sentimento de unidade apesar das barreiras físicas ou psicológicas. Bahá’ís afirmam o desejo do princípio da unidade da diversidade, declarando que enquanto se reconheça a unidade da humanidade, a diversidade cultural deve ser celebrada. Bahá’ís enxergam a diversidade racial e cultural como um ponto forte ao invés de uma causa para conflito.

com os demais -, reduz os e as discentes a “sujeitos sujeitados submetidos à sua função social”, para a qual toda inclinação íntima é contraproducente, quando não nefasta. A medida dessa ocultação, dessa compensação, dessa correção, é a que deve ter o profissional cuja identidade reta, regular, conhecedora e segura representa, sancionada precisamente pelos certificados da academia. Sem dúvida, uma identidade livre de inclinações, vazia de intimidade, pois fica reduzida à sua dimensão externa, técnica, profissional, pública. Uma relação tão comprometida que pode chegar a negar uma das duas, se não cuidamos de cada uma delas.

Na realidade deveriam ter sido sempre duas, o mal é que, da qual fala Bourdieu, é de muito recente criação e ainda pouco divulgada fora da literatura, como muito bem ele disse ele. Ao contrário, a unidade social elementar fundada no corpo da mulher com a dualidade mãe – filha ou mãe – filho, baseada também no amor, estabelece uma espécie de amor que não é mais fechado nem eletivo, mas aberto à aceitação do que a vida através de seu próprio corpo de mulher, pode lhe dar.

Deseja mais detalhes? clique aqui em racismo no Brasil